Geral



É blog, mas é de papel. Como assim? Com essa provocação nasceu o Jornal da Faculdade de Jornalismo da ESPM-Sul, em 2011, primeiro ano do curso em Porto Alegre. A publicação traz no nome o imediatismo marcado pela revolução digital e o contrapeso que o papel impõe à precisão jornalística. Depois de seis anos com foco no impresso, o querido Blog de Papel ganha uma edição digital.

Leia mais:Curso de jornalismo lança edição digital do Blog de Papel


No último domingo, a equipe da Hub, agência experimental de jornalismo da ESPM, teve a oportunidade de participar da cobertura das eleições do Grupo Bandeirantes. Os estudantes foram divididos entre as redações de rádio, de televisão e de redes sociais. Os alunos viram de perto o que cada uma das redações faz durante um importante dia como o da votação de primeiro turno. Mais do que isso: produziram material sob a orientação de jornalistas que trabalham na emissora.

Leia mais:Estudantes da ESPM participam da cobertura das eleições na Band

Ser jornalista: profissão que exige tempo, dedicação integral e muito amor. Mas, além da vida profissional, é importante lembrar que, para muitas mulheres, ter o cargo de mãe também completa suas realizações pessoais. Ser mãe e jornalista, duas tarefas que exigem esforço e tempo. Entretanto, conciliar ambas atividades é desafiador. Escolhas entre os dois sonhos, às vezes, são necessárias.

Leia mais:Ser mãe e jornalista: as dificuldades de assumir dois sonhos


No sábado (22/9), aconteceu, pela primeira vez em Porto Alegre, o Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. A edição pocket foi promovida por oito organizações de jornalismo independente: Agência Lupa, Agência Pública, BRIO Hunter, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil, em parceria com o Google News Initiative. O seu objetivo foi promover um debate sobre as possíveis inovações dentro da cobertura eleitoral, diferenciando-se dos padrões tradicionais. O evento foi divido em três painéis, cada um com três palestrantes.

Leia mais:Jornalistas reafirmam seu papel de defesa dos direitos humanos no Festival 3i


A última sexta-feira do mês de abril foi marcada pela Greve Geral em todo país. Ao longo do dia, manifestações organizadas pelas centrais sindicais, reuniram a população em protestos contra a reforma trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo Temer.

Leia mais:Manifestantes protestam em Porto Alegre contra reformas do Governo

Topo